Pesquisas
A UNESP, Guaratinguetá, através do Instituto da Mobilidade Elétrica está fazendo os testes dos veículos elétricos Kandi 5010, uma moto elétrica Kasinski (vermelha) e uma moto elétrica Thunder(azul). Para carregar as baterias dos veículos elétricos estão sendo usados os painéis solares do Centro de Energias Alternativas (www.feg.unesp.br/energiasalternativas). Há também a opção de carregamento rápido (20 minutos) usando a rede comum de 220V. Estes veículos tem a vantagem de não produzirem poluição sonora, não emitirem gases poluentes e de tamanho ideal para duas pessoas. Em muitas cidades do Brasil não é permitido mais 2 garagens por apartamento. Assim estes veículos elétricos, pelos tamanhos menores, são as opções adequadas quando há necessidade de 2 veículos numa família. Para os pesquisadores da UNESP, os locais mais importantes para o uso dos veículos elétricos são o meio rural e as cidades de pequeno porte. Também são úteis para segurança e transporte interno nos campi universitários, condomínios residenciais, empresas de grande porte e shoppings. A energia para o veículo elétrico é fornecida por painéis fotovoltaicos quando o mesmo estiver longe da rede elétrica convencional, principalmente no meio rural. Silenciosos, não poluentes e baixo custo de operação são as vantagens de um veículo elétrico. Este é o caso da UNESP, Guaratinguetá que investe em pesquisas nos primeiros veículos 100% elétricos no Vale do rio Paraíba do Sul.